“Rejeitaram os seus decretos, a aliança que Ele tinha feito com seus antepassados e as suas advertências. Seguiram ídolos inúteis, tornando-se eles mesmos inúteis. Imitaram as nações ao seu redor, embora o Senhor lhes tivesse ordenado: “Não as imitem”. 2 Reis 17:15
Houveram reis que agradaram a Deus e fizeram o que Senhor aprova, porém a bíblia diz que:
“… fez o que o Senhor aprova. Contudo, não acabou com os altares idólatras, nos quais o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso. 1 Reis 22:43
A idolatria continuava a devorar o povo e em seu pecado, provocavam a Ira de Deus, ao ponto Dele querer os expulsar de sua presença. E então, Josias é levantado como rei de Judá, aos 8 anos de idade.
No 18° ano do reinado de Josias, o sumo sacerdote Hilquias encontra o livro da Lei no templo, e esse é levado ao rei que ao ouvir as palavras do Senhor rasga suas vestes e chora em sua presença, reconhecendo o grande pecado de Israel. Josias consulta o Senhor e reunindo todo o povo, proclama as palavras escritas no livro.
*”O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e a obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, aos seus preceitos e aos seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.” 2 Reis 23:3*
Em seguida Josias retira do templo do Senhor os altares dedicados à outros deuses, elimina os sarcedotes pagãos, derruba e profana altares e colunas idólatras (jogando sobre eles ossos humanos, deixando-os inutilizáveis), queima carros e carroças consagrados ao sol e elimina os médiuns e feiticeiros. Desfazendo as más obras de reis como Salomão, Acaz, Manassés e Jeroboão que levaram o povo a pecar.
Quantas vezes não nos posicionamos como os reis que agradaram ao Senhor mas não realizaram uma completa entrega? Permitindo que em nossos corações permaneçam ídolos que roubam nosso tempo, nossa dedicação, nossas forças e o pior de tudo, nos afastam de nosso criador, entristecendo o seu coração.
Precisamos combater o pecado arduamente e em todo o momento, o arrancando pela raiz. Assim como Josias, devemos buscar a orientação de Deus e Ele que nos conhece e nos capacita, nos ajudará a exergar o oculto em nossos corações e nos acompanhará na batalha contra a carne.
A partir do momento que Josias se torna conhecedor da palavra de Deus, decidi obedecer e o vemos ser levantado como um instrumento para combater a idolatria do povo.
A bíblia diz que: *”Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.” 2 Reis 23:25*
Que venhamos nos entregar completamente ao Pai e abandonar tudo aquilo que não o agrada. O Senhor é santo, e nós como filhos devemos persistir em andar em santidade. Não é um tarefa fácil, muito pelo contrário, é impossível. Mas todas as coisas são possíveis para Deus. (Mat. 19:26) Somente pelo seu poder que opera em nossas fraquezas, resistiremos e o veremos naquele grande dia.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor